top of page

Mais de 30 cidades gaúchas recebem cinema itinerante movido a energia solar até dezembro

  • Foto do escritor: Matheus Jeronimo
    Matheus Jeronimo
  • 30 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Projeto, que já passou pelo estado, começou por Farroupilha, na Serra, e vai terminar em Riozinho, no Vale do Paranhana. As sessões são gratuitas.

ree

O projeto que leva um cinema itinerante em uma van movida a energia solar a cidades do país, passa por 32 cidades do Rio Grande do Sul neste fim de ano. Farroupilha, na Serra, foi a primeira a receber as sessões, que acontecem ao ar livre e são gratuitas. A maratona vai terminar em Riozinho, no Vale do Paranhama, no dia 11 de dezembro (veja a programação abaixo).


O cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões mais carentes, como comunidades, aldeias indígenas e até em locais sem energia elétrica. A van é equipada com placas solares que têm autonomia de mais de 20 horas, conforme os organizadores.


São disponibilizados 100 assentos para o público, e o telão mede 200 polegadas. São exibidos curtas-metragens e, em algumas cidades, o longa "Fala sério, mãe!", dirigido por Pedro Vasconcelos.


O filme conta a história de Ângela Cristina (Ingrid Guimarães), mãe da adolescente Maria de Lourdes (Larissa Manoela), que prefere ser chamada de Malu. As duas enfrentam uma das fases mais difíceis da vida, passando por um turbilhão de emoções.


"Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui", diz Cynthia Alário, idealizadora do Cinesolar e diretora da Brazucah Produções.



ree

O projeto começou em 2013 e já realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades do país. Conforme dados da organização, nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.


O Cinesolar é realizado pela Lei Rouanet e tem patrocínio e apoios de de empresas de energia, além do Ministério da Cultura e governo federal.



Programação

Bento Gonçalves 8 de novembro, quinta-feira

Oficina de vídeo - 14h30 às 17h Local: Praça Céu (Centro de Esportes e Artes Unificadas) Endereço: Rua Calisto Orestes Sganzerla, S/N, bairro Ouro Verde (em caso de chuva ou mau tempo, será na Praça Céu - Centro de Esportes e Artes Unificadas, à Rua Calisto Orestes Sganzerla, S/N, bairro Ouro Verde.)Sessões de Cinema Curtas - 19h Longa - 20h Filme: "Fala sério, mãe!" - Dir. Pedro Vasconcelos, Tempo: 1h19min, Classificação: 10 anos. Local: Praça Céu (Centro de Esportes e Artes Unificadas), à rua Calisto Orestes Sganzerla, S/N, Bairro Ouro Verde (em caso de chuva ou mau tempo, será o mesmo local)

Caxias do Sul 9 de novembro, sexta-feira

Oficina de vídeo – 15h30 às 18h, com os alunos embaixadores do Geekie; Local (oficina e sessões de cinema): E.E. E. M. Alexandre Zattera, à Rua Romano Zattera, 1077 - Desvio RizzoSessões de cinema Das 20h às 21h30 - exibição de Curtas (os filmes são todos com classificação livre e possuem temáticas ambientais e sustentáveis).

Veranópolis 11 de novembro, domingo

Sessões de Cinema Curtas - 20h Longa - 21h Filme: "Fala sério, mãe!" - Dir. Pedro Vasconcelos, Tempo: 1h19min, Classificação: 10 anos. Local: Praça XV de Novembro, à Av. Osvaldo Aranha, Centro (em caso de chuva ou mau tempo, será transferido o Espaço Caramanchão da Gruta Nossa Senhora dea Lourdes, à Rua Francisco de Assis s/n).

Carlos Barbosa 12 de novembro, segunda-feira

Oficina de vídeos - 14h30 às 17h Local: PJC - Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies, à Rua Madre Paulina, 740, bairro TriânguloSessões de cinema Curtas - 19h Longa - 20h Filme: "Fala sério, mãe!" - Dir. Pedro Vasconcelos, Tempo: 1h19min, Classificação: 10 anos. Local: PJC - Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies, à Rua Madre Paulina, 740, bairro Triângulo


Depois, o Cinesolar vai ainda para as seguintes cidades gaúchas:


Erechim (14 e 15 de novembro), Nonoai (16 de novembro), Alpestre (17 de novembro), Santo Augusto (19 de novembro), Campo Novo e Garibaldi (20 de novembro), Palmeiras das Missões e Santa Cruz do Sul (21 de novembro), Cruz Alta (22 de novembro), Montenegro (23 de novembro), Uruguaiana (24 de novembro), São Gabriel (25 de novembro), Santana do Livramento (26 de novembro), Glorinha (27 de novembro), Palmares do Sul e Cachoeira do Sul (28 de novembro), Rolante e Sobradinho (29 de novembro), 30 de novembro (Igrejinha), Taquara (3 de dezembro), Nova Hartz (4 de dezembro), Sapiranga (5 de dezembro), Parobé (6 de dezembro), São Francisco de Paula (8 de dezembro), Três Coroas (10 de dezembro) e Riozinho (11 de dezembro).


 
 
 

Comments


©2019 by Empreiteira Jeronimo. Proudly created with Wix.com

Cadastre-se

bottom of page